Esteira de turbulência

A esteira de turbulência é o efeito que uma aeronave gera apos deixar o solo na decolagem ou durante seu pouso, e esta esteira é algo muito critico para as aeronaves que estão atras de outra, pois se a aeronave acabar entrando dentro da esteira gerada por outra ela pode perder os comandos da aeronave ou até sair de seu curso  e altitude.

Toda aeronave tem uma categoria de esteira para indicar quão "violenta" é essa esteira, existem 3 tipo a Leve a Média e a Pesada. Essa categoria é baseada principalmente no peso da aeronave, mas também pode ser baseada em sua velocidade, formato da asa e etc.
  • HEAVY (H) - todos os tipos de aeronaves de peso máximo de decolagem de 136.000 kg (300.000 libras) ou mais;
  • MEDIUM (M) - tipos de aeronaves de peso máximo de decolagem inferior a 136.000 kg (300.000 libras) e superior a 7000Kg ( 15.500 libras);
  •  LIGHT  (L) - tipos de aeronaves de peso máximo de decolagem de 7000 kg (15.500 libras) ou menos.
Exemplo de esteira de turbulência de um Boeing 757
E para que uma aeronave não entre na esteira da outra o controlador tem que manter uma separação minima entre elas para garantir a segurança do vôo, são elas:

Durante o pouso:
  • Medium atrás de Heavy 2 minutos 
  • Light atrás de Heavy 3 minutos 
  • Light atrás de Medium 3 minutos 
  • Medium atrás de A380 3 minutos
  • Light atrás de A380 4 minutos
OBS: A380 seria uma categoria de esteira maior que a Heavy, conhecida como SUPER.

Durante a decolagem

  • Medium atrás de Heavy 2 minutos
  •  Light atrás de Heavy 2 minutos
  •  Light atrás de Medium 2 minutos 
  • Medium atrás de A380 3 minutos 
  • Light atrás de A380 3 minutos
OBS: Caso a aeronave decida decolar de um ponto intermediário da pista deverá ser acrescentado 1 minuto neste tempo de espera.


Espero que tenham gostado e obrigado por visitar o Hangar Uno
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