Diferenças ente voo IFR e VFR

Vamos começar falando do VFR- Visual flight rules ou (Regras de Voo Visual) é o procedimento utilizado por pilotos quando as condições atmosféricas permitem ao piloto controlar visualmente a altitude do avião e também ter contato visual com o trafego aéreo. Quando o piloto voa VFR ele term que evitar passar perto de nuvens e somente voar onde estiver bastante visibilidade.
O voo VFR é proibido acima de 14500 pés, já que este espaço aereo, denominado Classe A, é reservado para vôos IFR.

Quando o tempo no aeroporto esta fechado por exemplo: Chuva, neblina, nuvens densas etc. É proibido o pouso e decolagem de uma aeronave que voa VFR. 

Este tipo de voo é feito somente por aeronaves de pequeno porte, voos de companhias aéreas utilizam o procedimento IFR porque as aeronaves são bem maiores sendo inviável a utilização das regras VFR.

Exemplo de condições meteorológicas para voo VFR.

Voo IFR- Instrument Flight Rules ou ( Regras de Voo por Instrumentos) é o conjunto de regras que o piloto tem que seguir para conduzir a aeronave orientando-se por instrumentos. Para voar IFR a aeronave tem que ser homologada para este procedimento e o piloto tem que ser certificado que é capaz de realizar um voo por instrumentos. 
Em um voo IFR quem mantem a aeronave longe do trafego aéreo e de obstáculos (montanhas, prédios etc.) é o órgão ATC ( Air traffic control/ Controle de trafego aéreo) 

Um voo por instrumentos é dividido em três partes a Saída, o Cruzeiro e a Aproximação.

A Saída padrão por instrumentos ou SID é a  o procedimento feito logo apos a decolagem, ela tem como objetivo levar a aeronave até a aerovia que há levara direto ao seu destino.

Cruzeiro é quando a aeronave já esta estabilizada na altitude programada e já esta na aerovia do plano de voo.

A chegada padrão por instrumentos ou STARS é o procedimento que levara a aeronave até a pista do aeroporto desejado, passando por vários fixos (pontos imaginários no céu usado pela aviação) , tem vários tipos de chegada por instrumentos como ILS, RNAV, VOR, NDB etc. mas isto é assunto para outro dia.

          Exemplo de condições IFR
  
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

4 comentários

Escrever comentários
Drops_BK
AUTOR
5 de setembro de 2017 às 15:57 delete

Obrigado pelo conhecimento compartilhado! :D

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
14 de outubro de 2018 às 18:37 delete

Simples, direto e didático, parabéns pela explanação.

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
6 de setembro de 2020 às 10:46 delete

pq vc é burro né pai

Responder
avatar