A maioria das pessoas que não entendem muito de aviação acham que um controlador cuida de todo aeroporto e que o piloto só pede autorização para pousar e decolar, mas não tão simples assim é muito mais complexo, existe vários tipos de controladores que atuam em diferentes divisões de um espaço aéreo.
Veremos hoje cada tipo de divisão (ou camada de controle).
1- Controle de Trafego (DEL)
O controle de trafego, está presente somente em aeroportos muito movimentados, como Guarulhos, Galeão, Brasilia etc..
Ele basicamente da autorização de plano de voo para a aeronave e passa o Código transpônder.
2- Controle de Solo (GND)
O controle de Solo esta presente em quase todos aeroportos do Brasil com e sessão de alguns como Londrina, Maringa Etc.. Quando o aeroporto não tem controle de trafego o solo faz sua função de aprovar os planos de voo, mas alem disto o solo controla todas as aeronaves que estão no aeroporto, é ele quem vai guiar o avião do gate até a pista, da pista para o gate, da pista para o hangar e Etc..
Quando uma aeronave está no ponto de espera da pista ela passa a ser controlada pela Torre e não mais pelo Solo, quando a aeronave pousa e sai da pista ela passa da Torre para o Solo.
3- Torre (TWR)
A Torre está presente em todos aeroportos comerciais brasileiros, quando não tem Controle de Trafego e nem Solo a Torre faz a aprovação de plano de voo e controla o movimento em solo, o diferencial da Torre é que ela autoriza a decolagem e o pouso.
4- Controle ou Aproximação (APP)
O APP controla não só um aeroporto, mas todos aeroportos de uma região.
Exemplo: o controle São Paulo controla o aeroporto de Guarulhos, Congonhas, Campo de Marte e os outros aeroportos menores da região.
O APP tem duas funções diferentes.
1° Controlar as aeronaves que acabaram de decola.
A partir do momento em que a aeronave decola ela é controlada pela APP até +- 14000 pés, que vai monitorar a aeronave para evitar colisões e faze-la seguir o perfil de saída autorizado SID .
2° Controlar aeronaves em procedimento de pouso.
Quando a aeronave passa 14000 pés em descida ela é controlada pela APP que vai fazer o sequenciamento (caso tenha muito trafego) ou vai monitorar ela ate estar estabilizada para o pouso. Sequenciamento é quando a APP solicita para a aeronave reduzir a velocidade, mudar de altitude ou mudar o rumo da proa, isto serve para separar o trafego em aproximação para o aeroporto.
5- Centro (ACC)
O Centro controla toda uma região do pais, no Brasil tem cinco centro: Centro Curitiba, Centro Brasilia, Centro Recife, Centro Amazonico,Centro Alantico.
O centro monitora a aeronave a partir de 14,500 pés, o centro evita colisões e passa para as aeronaves os procedimento de aproximação no aeroporto.
Obrigado por visitar Hangar Uno, Sempre tem coisa nova!!!
2 comentários
Escrever comentáriosOlá,quero saber como ser controlador de solo GND depois que eu me alistar na Aeronáutica?
ResponderEmoticonEmoticon