Divisão do Controle de Trafego Aéreo


A maioria das pessoas que não entendem muito de aviação acham que um controlador cuida de todo aeroporto e que o piloto só pede autorização para pousar e decolar, mas não tão simples assim é muito mais complexo, existe vários tipos de controladores que atuam em diferentes divisões de um espaço aéreo.

Veremos hoje cada tipo de divisão (ou camada de controle).


1- Controle de Trafego (DEL)


O controle de trafego, está presente somente em aeroportos muito movimentados, como Guarulhos, Galeão, Brasilia etc..
Ele basicamente da autorização de plano de voo para a aeronave  e passa o Código transpônder.

2- Controle de Solo (GND)

O controle de Solo esta presente em quase todos aeroportos do Brasil com e sessão de alguns como Londrina, Maringa  Etc.. Quando o aeroporto não tem controle de trafego o solo faz sua função de aprovar os planos de voo, mas alem disto o solo controla todas as aeronaves que estão no aeroporto, é ele quem vai guiar o avião do gate até a pista, da pista para o gate, da pista para o hangar e Etc..

Quando uma aeronave está no ponto de espera da pista ela passa a ser controlada pela Torre e não mais pelo Solo, quando a aeronave pousa e sai da pista ela passa da Torre para o Solo.


3- Torre (TWR)

A Torre está presente em todos aeroportos comerciais brasileiros, quando não tem Controle de Trafego e nem Solo a Torre faz a aprovação de plano de voo e controla o movimento em solo, o diferencial da Torre é que ela autoriza a decolagem e o pouso.

4- Controle ou Aproximação (APP)

O APP controla não só um aeroporto, mas todos aeroportos de uma região.

Exemplo: o controle São Paulo controla o aeroporto de Guarulhos, Congonhas, Campo de Marte e os outros aeroportos menores da região.

O APP tem duas funções diferentes.

1° Controlar as aeronaves que acabaram de decola.

A partir do momento em que a aeronave decola ela é controlada pela APP até +- 14000 pés, que vai monitorar a aeronave para evitar colisões e faze-la seguir o perfil de saída autorizado SID .

2° Controlar aeronaves em procedimento de pouso.

Quando a aeronave passa 14000 pés em descida ela é controlada pela APP que vai fazer o sequenciamento (caso tenha muito trafego) ou vai monitorar ela ate estar estabilizada para o pouso. Sequenciamento é quando a APP solicita para a aeronave reduzir a velocidade, mudar de altitude ou mudar o rumo da proa, isto serve para separar o trafego em aproximação para o aeroporto.

5- Centro (ACC)

O Centro controla toda uma região do pais, no Brasil tem cinco centro: Centro Curitiba, Centro Brasilia, Centro Recife, Centro Amazonico,Centro Alantico. 
O centro monitora a aeronave a partir de 14,500 pés,  o  centro evita colisões e passa para as aeronaves os  procedimento de aproximação no aeroporto. 


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2 comentários

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Unknown
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9 de fevereiro de 2018 às 00:15 delete Este comentário foi removido pelo autor.
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Unknown
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9 de fevereiro de 2018 às 00:21 delete

Olá,quero saber como ser controlador de solo GND depois que eu me alistar na Aeronáutica?

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