A primeira linha aérea do Brasil , não era bem Brasileira, pois a primeira a transportar passageiros no Brasil foi a Syndicato Condor S/A que era uma subsidiária da Lufthansa no Brasil.
A Syndicato Condor S/A transporto pela primeira vez passageiros no Brasil com o hidroavião "Atlântico", ainda com a matrícula alemã D-1012 , em 1º de janeiro de 1927 ransportou, do Rio de Janeiro para Florianópolis, o então Ministro da Viação e Obras Públicas, Vítor Konder.
Focke-Wulf Fw 200 do Syndicato Condor |
Em 22 de fevereiro, iniciava-se a primeira linha regular, a chamada "Linha da Lagoa", entre Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande. Em 1° de dezembro do mesmo ano, a Condor Syndikat, que tinha recentemente inaugurado sua linha Rio - Porto Alegre, era nacionalizada, com o nome de "Sindicato Condor Limitada", mas tomaria, durante a II Guerra Mundial, o nome de Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul .
Airbus A300 da Cruzeiro em Guarulhos |
Nos anos 70 a Cruzeiro começou a mostrar sinais de falência, um dos principais motivos era a concorrência com a VARIG e a VASP e o rápido crescimento da TransBrasil. Então no dia 22/05/1975 a Cruzeiro foi vendida para a VARIG que continuou usando o nome Cruzeiro e manteve boa parte de sua frota.
Finalmente, no dia 1 de janeiro de 1993 Cruzeiro do Sul deixou de existir quando foi totalmente absorvido Varig. Em 1997 a ultima aeronave do tipo Boeing 737-200 com as cores da Cruzeiro recebeu as cores da Varig.
E foi assim que nasceu e morreu a primeira companhia aérea brasileira.
Espero que tenham gostado e muito obrigado por visitar o Hangar Uno, sempre tem coisa nova não perca!
EmoticonEmoticon