Primeira Linha Aérea brasileira

A primeira linha aérea do Brasil , não era bem Brasileira, pois a primeira a transportar passageiros no Brasil foi a Syndicato Condor S/A que era uma subsidiária da Lufthansa no Brasil.

 Syndicato Condor S/A transporto pela primeira vez passageiros no Brasil com o hidroavião "Atlântico", ainda com a matrícula alemã D-1012 , em 1º de janeiro de 1927 ransportou, do Rio de Janeiro para Florianópolis, o então Ministro da Viação e Obras PúblicasVítor Konder.

Focke-Wulf Fw 200 do Syndicato Condor 
Em 22 de fevereiro, iniciava-se a primeira linha regular, a chamada "Linha da Lagoa", entre Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande. Em 1° de dezembro do mesmo ano, a Condor Syndikat, que tinha recentemente  inaugurado sua linha Rio - Porto Alegre, era nacionalizada, com o nome de "Sindicato Condor Limitada", mas tomaria, durante a II Guerra Mundial, o nome de Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul .

Airbus A300 da Cruzeiro em Guarulhos 

Nos anos 70 a Cruzeiro começou a mostrar sinais de falência, um dos principais motivos era a concorrência com  a VARIG e a VASP e o rápido crescimento da TransBrasil. Então no dia  22/05/1975 a Cruzeiro foi vendida para a VARIG que continuou usando o nome Cruzeiro e manteve boa parte de sua frota.
 Finalmente, no dia 1 de janeiro de 1993 Cruzeiro do Sul deixou de existir quando foi totalmente absorvido Varig. Em 1997 a ultima aeronave do tipo Boeing 737-200 com as cores da Cruzeiro recebeu as cores da Varig. 

E foi assim que nasceu e morreu a primeira companhia aérea brasileira.

Espero que tenham gostado e muito obrigado por visitar o Hangar Uno, sempre tem coisa nova não perca!

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »