Boa pessoal, hoje vou falar um pouco sobre o espaço aéreo.
Praticamente todos os países tem o espaço aéreo sendo "vigiado" pelos radares dos controladores.
Quando uma aeronave entra em uma área controlada, a mesma deve ter autorização para ingressar na mesma e sempre manter contato ou na escota do órgão de controle.
Em uma aérea não controlada, a aeronave não necessita manter contato com nenhum órgão de controle de tráfego. Em áreas não controladas, as aeronaves coordenam em "frequência livre",ou seja, os pilotos coordenam entre si suas intenções (em questão de rota, subida, descida, aproximação e etc).O espaço aéreo é dividido em duas partes, o espaço aéreo inferior e o espaço aéreo inferior.
O espaço aéreo inferior vai da altitude do solo ao FL245.
O espaço aéreo superior vai do FL245 até o limite do espaço aéreo.
O espaço aéreo inferior possui áreas não controladas, e quatro categorias de espaço aéreo controlado, que são os seguintes:
- ATZ - Zona de Tráfego de Aeródromo - Espaço aéreo controlado pela torre. É a área em que os controladores na torre do aeródromo têm contato visual com a aeronave em procedimento VFR (visual) de pouso e decolagem.
- CTR - Zona de controle - Espaço aéreo onde os pousos e decolagens por instrumentos tem prioridade. Na maioria das vezes os aeródromos que tem CTR não possui uma ATZ, assim, os procedimentos de pouso VFR (visual) costumam ainda ficar em jurisdição da torre.
- TMA - Área de Controle Terminal -Espaço aéreo controlado, destinado a aproximações para pouso.
- CTA - Área de Controle Inferior - Espaço aéreo controlado aonde ficam as aerovias. Na maioria das vezes seu controle atua a partir do FL145.
Foto do espaço aéreo de :http://diariodebordohofmann.blogspot.com.br/2011/01/divisao-espaco-aereo-brasileiro.html
EmoticonEmoticon