ILS em Londrina !

Quem utiliza hoje em dia o aeroporto de Londrina morre de medo de chuva no dia do voo, por que o aeroporto fecha com muita facilidade os londrinenses até dizem que o aeroporto de londrina é de açúcar pois quando cai uma gota de chuva o aeroporto fecha, mas não é bem assim.

O aeroporto de Londrina não fecha por causa da chuva e sim por ele não ter equipamentos de navegação de precisão, Londrina somente dispõe de VOR,NDB e RNAV para auxiliar no pouso, e cada procedimento desses tem um teto minimo operacional ou seja não pode haver nuvens abaixo de determinada altitude.

Exemplo: o procedimento NDB Z para a pista 13 não pode haver nuvens abaixo de 1000 fts, e o procedimento RNAV para pista 13 não pode haver nuvens abaixo de 700 fts. Quando eu digo nuvens pode ser considerado também nevoa, fumaça e etc...

Mas ai vem a pergunta "se o não tem como pousar por que não da para ver a pista , por que tem que proibir as decolagens ?".
Na aviação tudo é baseado em segurança então sempre é pensado que vai dar alguma falha na aeronave , não é permitido decolar pois caso o piloto tenha que fazer um pouso de emergência no aeroporto ele não vai conseguir ter visual.



Mas nossos problemas vão acabar em breve pois foi anunciado em 2015 a implantação de um equipamento chamado ILS (sistema de pouso por instrumentos) em Londrina, este equipamento necessita de um teto muito menor comparado com os outros procedimentos.
Com este equipamento pode cair o mundo, mas se não tiver nuvens abaixo de 200 fts o aeroporto não fecha :-)

Mas sempre tem uma coisa para atrapalhar , com o passar do tempo foi feitas muitas construções em torno do aeroporto e estas construções podem interferir no sinal do ILS , mas a prefeitura já está desapropriando toda a aerea e esta ampliando o aeroporto, a estimativa é que no máximo até 2019 Londrina já vai estar com este no equipamento!

Obrigado por visitar o Hangar Uno!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

2 comentários

Escrever comentários
22 de maio de 2017 às 08:03 delete

Olá! Alguma notícia sobre o andamento da implantação do ILS?

Responder
avatar
22 de maio de 2017 às 08:03 delete

Olá! Alguma notícia sobre o andamento da implantação do ILS?

Responder
avatar