Navegação Estimada

Como o nome já diz a navegação estimada serve para estimar dados de um vôo visual , entre esses dados estão consumo de combustível, tempo de vôo, proas etc...
A navegação estima é um complemento da navegação visual , e para poder ser realizada está navegação devemos ter três equipamentos básicos na aeronave, são eles :

Velocímetro 

Relógio
Bussola

Navegação Estimada na Pratica

Em nosso exemplo iremos utilizar a aeronave C172, e vamos voar do ponto A ate o C passando pelo B.

Sabendo que do ponto A até o ponto B tem uma distância de 100 milhas náuticas,vamos descobrir agora quanto tempo vamos levar para chegar ate o ponto B.

O C172 tem uma velocidade de cruzeiro de 100 kt (nós) , 1 kt = 1 milha náutica por hora, logo se vamos voar a 100kt (100 milhas náuticas por hora) vamos levar 1 hora para ir do ponto A até o ponto B.

Agora vamos calcular nosso tempo ate o ponto C, sabemos que do ponto B até o C tem uma distância de 50 milhas náuticas , e estamos voando a 100kt, logo vamos levar 30 minutos para chegar ao ponto C.

Então quando decolarmos do aeroporto A vamos manter 100kt de velocidade em nosso velocímetro, e vamos monitorar nosso relógio, quando atingirmos  1 hora de vôo estaremos no ponto B, após o ponto B curvamos para o aeroporto C e vamos voar por mais 30 minutos e estaremos em nosso destino.


Espero que tenham gostado e obrigado por acessar o Hangar Uno.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »