Altitude de Transição X Nível de Transição.

Olá pessoal, hoje vamos abordar o tema sobre "TA" e "TRL".

Altitude de Transição

A abreviatura TA, do inglês Transition Altitude, significa Altitude de transição, cujo é o momento em que o piloto muda seu ajuste de altímetro do aeroporto de origem, para o padrão, 1013hpa ou 2992inhg.

A este ponto você deve estar pensando "mas onde eu acho a Altitude de transição de um determinado aeroporto?"
Você pode achar sua TA nas respectivas cartas do aeródromo: SID (Standart Instrument Departure) cujo é sua carta de saída normalizada, na sua carta de STAR (Standart Instrument Arrival), que é a carta de chegada normalizada, e por fim, na carta IAC ( Instrument Approach Chart), carta de aproximação por instrumentos.

Exemplo:
Imagem com direitos reservados ao site http://www.aisweb.aer.mil.br/index.cfm


Acima temos uma carta de SID, onde no cabeçalho temos "TA 6000'', assim concluímos que a altitude onde devemos ajustar do ajuste de altímetro do aeródromo de saída para o padrão.

Essa troca se dá o nome do QNH para o QNE.



Nível de Transição

O Transition Level, do português Nível de Transição, é o contrário da TA, é o ajuste em voo, do QNE para o QNH, ou seja, do ajuste padrão de altímetro para o ajuste de QNH do aeroporto de destino.

E como descobrir a TRL (nível de transição)?

                         Imagem com direitos reservados ao site http://www.aisweb.aer.mil.br/index.cfm

Na imagem acima temos uma carta do tipo STAR de uma aproximação por instrumentos em SBPA, onde a TA é de 4000'.
Para sabermos a TRL do aeródromo, precisamos fazer uma "pequena conta"

-Quando o ajuste de altímetro do aeródromo estiver 1014hpa para cima, somamos 500'.

-Quando o ajuste de altímetro do aeródromo estiver 1013hpa para baixo, somamos 1000'

Ou seja, se a TA de SBPA é 4000', se tivermos um ajuste de 1014hpa para cima, teremos uma TRL no FL045, e caso estiver 1013hpa para baixo, a TRL será no FL050.


Clássica pergunta "E se o aeródromo não possuir as cartas onde diz a TA?"

Quando não tiver informação de TA e cartas a conta será simples:
Elevação do aeroporto de saída + 3000ft
Exemplo:
Se um aeródromo está à 2000ft, a TA será de 5000'.

Então é isso pessoal, lembrando que essas informações cabem à aviação virtual no Brasil!
Bons voos a todos.

          

Obrigado por acessar o blog Hangar Uno.

Atenção!!
Use as informações acima somente para voos virtuais! Para voos reais consulte as regras em vigor segundo o curso.
               
    


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