RVSM

RVSM significa Reduced Vertical Separation Minimum ( redução da separação vertical minima), como o nome já diz o RVSM diminui a separação vertical das aeronaves entre o nível de vôo 290 até o 410.
Para entendermos melhor isso, temos que saber porque foi criado.

Antes da criação do RVSM era muito limitado os níveis de voo em que uma aeronave poderia voar, e com o aumento da demanda de passageiros e o crescimento da frota em todo o mundo essa restrição começou a se tornar uma dor de cabeça muito grande para as linhas aéreas, mas por que? Antes do RVSM acontecia de ter muito tráfegos no nível de voo 370, com isso as próximas aeronaves a decolar tinham que ir no nível de voo 410 ou 330, essa diferença de altitude causa um aumento no custo de operação das aeronaves.

Abaixo uma foto dos níveis de voo disponível antes do RVSM:


Apos a criação do RVSM as aeronaves tem mais níveis de voo disponíveis, algo que agradou as linhas aéreas e também os órgãos de controle de trafego pois ficou bem melhor distribuído o espaço aéreo.

Espaço aéreo com RVSM:



Mas não é toda aeronave que pode voar sobe estas regras, a aeronave tem que ser homologada e ter todos equipamentos necessários abordo.

Os equipamentos necessários são:
  • Dois sistemas independentes de medida de altitude. Cada sistema deve ser composto pelos seguintes elementos:
  •  Sistema/fonte estática dupla cruzada, provida com proteção contra gelo se localizada em áreas sujeitas à formação de gelo.
  • Equipamento para medir a pressão estática detectada pela fonte estática, convertendo-a para altitude pressão e mostrando tal altitude pressão para a tripulação;
  • Equipamento para prover um sinal, codificado digitalmente, correspondente à altitude pressão mostrada à tripulação, com o propósito de fornecer informação automática de altitude.
  • Correção do erro da finte estática, se necessário para atingir os requisitos de desempenho dos parágrafos 8c(3) e 8c(4) ou 8c(8),como apropriado; e 
  • O equipamento fixado deve prover sinais de referência para controle automático e sinal de alerta da altitude selecionada. Tais sinais devem ser derivados, preferencialmente, de um sistema de medição de altitude atendendo à totalidade dos requisitos deste documento, mas, em qualquer caso, atendendo aos requisitos dos parágrafos 9b(6) e 9c. 
  •  Um transponder.SSR reportando altitude. Se houver apenas um, ele deve ser capaz de ser ligado a qualquer do dois sistemas de medição de altitude. 
  • Um sistema de alerta de altitude. 
  • Um sistema automático de controle de altitude. 
Fonte: ICA3508.


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