Como interpretar um METAR

Para um voo ser feito é essencial que o comandante saiba como está o tempo no aeroporto de origem e no de destino.Para isto é usado o código METAR.

METAR do aeroporto de Porto Alegre:  SBPA 311800Z 16009KT 130V190 9999 -RA SCT013 SCT030 BKN050 24/20 Q1013 

SBPA: Código ICAO do Aeródromo a que a mensagem se refere.

311800Z: Dada e hora da mensagem. Dia 31; às 18 horas UTC (Universal Time Coordinated. [Hora Universalmente Coordenada]. Também conhecida por "Hora Zulu" ou, ainda, "Hora GMT").

Obs: Não ha necessidade o mês, pois essa mensagem é trocada de hora em hora.


16009KT: Direção e velocidade do vento. Vindo de 160° com 9nós.

         Variantes encontradas neste grupo da mensagem:
  • Informações relacionadas a rajadas são indicadas pela letra G (Gust). Exemplo:
    18012G25KT - Ventos de 180 graus com 12 nós de velocidade, e rajadas de 25nós.
  • Direção do vento não precisa, indicada por VRB. Exemplo:
    VRB12KT - Ventos de direção indeterminada com 12nós.
  • Variações na direção com limitações definidas. Exemplo:
    18012KT 140V220: o 180 indica a média da direção 220+140 = 360 : 2 = 180; o vento está variando entre 140 e 220 graus.
  • Valores da velocidade do vento superiores a 99KT são informados com a letra P (plus). Exemplo:
    180P99KT
  • Vento calmo. Exemplo:
    00000KT

  • Obs: Na meteorologia o vento só é calmo quando sua velocidade for 00. Diferente da aviação que ventos abaixo de 06KT são considerados calmos.
3000: Visibilidade, codificada em metros.

Observações:

1) Visibilidade superior a 10Km ou 10000m indicar-se-á 9999.
2) Visibilidade ZERO é informada 0000.
3) Pode haver da visibilidade observada não for a mesma em todos os setores do aeródromo, neste caso será adicionados os pontos cardeais ou colaterais, em relação ao aeródromo, conforme exemplos a seguir:

3500NW: 3500 metros no setor noroeste do aeródromo.
1500S: 1500 metros no setor sul do aeródromo.

4) Caso o aeroporto possua visibilhometros (instrumento capaz de medir a visibilidade representativa da pista, conhecida como RVR - Runway Visual Range / Alcance Visual na Pista) será informado da seguinte forma:

R20/2000: R20 - pista 20; 2000 metros de visibilidade.

- Tendências do alcance visual:

    R20/2000U: 2000 metros, tendendo a aumentar (U - up)
    R20/2000N: 2000 metros, sem tendências (N - no change)
    R20/2000D: 2000 metros, tendendo a diminuir (D - down)

HZ: Fenômeno significativo presente.

Fenômenos significativos:
  • Intensidade ou Proximidade:

    -  (sinal de negativo) - LEVE
       (sem sinal) - MODERADA
    + (sinal de positivo) - FORTE

    VC: NAS VIZINHANÇAS
  • Descritor:

    TS - TROVOADA
    SH - PANCADA
  • Precipitação:

    DZ - CHUVISCO
    RA - CHUVA
    SN - NEVE
    GR - GRANIZO
    GS - GRANIZO PEQUENO
  • Obscurecedor:

    BR - NEVOA ÚMIDA
    FG - NEVOEIRO
    FU - FUMAÇA
    VA - CINZAS VULCANICAS
    SA - AREIA
    HZ - NEVOA SECA

FEW008 SCT020 OVC100: Nebulosidade (OVC + SCT).

         
Informadas até três camadas, por altura, da mais baixa para a mais alta.
         Será informada a quarta camada caso haja alguma nuvem de natureza CB ou TCU.
FEW - poucas nuvens - 1/8 ou 2/8 da abóbada celeste.
SCT - núvens esparsas - 3/4 ou 4/8 da abóbada celeste.
BKN - nublado - 5/8 a 7/8 da abóbada celeste. (Constitui teto)
OVC - encoberto - 8/8 da abobada celeste. (Constitui teto)
Obs: A altura das nuvens será informada em centenas de pés.
CAVOK - Indicará céu claro. Ceiling And Visibility OK

Obs: Não havendo nuvens a 5000 pés ou mais, e caso não possa ser utilizado o termo CAVOK será codificado NSC (No Significant Clouds).

24/20: Temperatura do ar e temperatura do ponto de orvalho, respectivamente, em graus Celsius.

Obs: Temperaturas negativas serão informadas por M (minus)

Q1012: Pressão ao nível do mar para ajuste de altímetro no aeródromo.


Informações Adicionais:

         Será usada a sigla RE junto aos fenômenos meteorológicos, caso este fenômeno tenha acontecido recentemente.

         RERA - Significa que recentemente estava chovendo no Aeródromo.

         Ao final da mensagem será reportada a existência de WindShear, e a pista de ocorrência. Por exemplo: WS RWY 20 (Windshear pista 20) / WS ALL RWY (Windshear em todas as pistas)
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