O circuito de tráfego é uma das primeiras coisas que ensinam no curso de PP (piloto privado) isto deve-se a sua importância para o voo, o circuito de trafego é uma serie de procedimentos realizados em torno do aeródromo que auxilia no pouso mas pode também ser usado apos a decolagem.
Na imagem abaixo podemos observar todas as etapas deste procedimento:
Um circuito de tráfego padrão é dividido em cinco etapas que estarei explicando melhor cada uma delas.
1. Perna contra o vento: nesta etapa a aeronave vai voar paralelo a pista de pouso com o vento soprando na sua proa.
2.Perna de través: após a perna contra o vento a aeronave vai curva a esquerda (lembrando no circuito de trafego padrão toda curva é a esquerda) durante a perna de traves a aeronave tem que ter visão da cabeceira da pista do lado esquerdo da aeronave.
3.Perna do vento: agora a aeronave vai voar paralelo com a pista ,mas agora ela vai estar com o vento soprando na sua cauda.
4. Perna base: na perna base o piloto tem que ter a visão da cabeceira na sua direita ao contrario da perna de traves.
5.Reta final: nesta etapa o piloto vai alinha na pista e seguir para o pouso .
No circuito de tráfego a aeronave tem que seguir uma altura pre definida que é:
500ft-Helicóptero
1000ft-Aeronaves a hélice
1500ft- Aeronaves a jato
Todos estes procedimentos fazem parte do circuito de tráfego padrão ,mas em alguns aeroporto existe um circuito não padrão onde as curvas são feitas pela direita.
Para saber se o circuito é padrão ou não padrão temos olhar o Notam do aeroporto ou ver se ele possui uma carta VAC.
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