Tabela de qualidade de áudio para Aviação !

Na aviação pode ocorrer de o áudio do comandante chegar cortado ou com ruido para o controlador ,ou o áudio do  controlador chegar ruim para o comandante. O comandante e o controlador não tem como saber a qualidade do áudio que esta chegando para a outra pessoa, então eles fazem o seguinte teste:

CONTROLADOR: "pr-fle como recebe a torre?"

PILOTO: "3/4" (é pronunciado três barra quatro )

 Mas o que quer dizer "3/4"?

Para entendermos o que significa 3/4 temos que olhar a tabela de clareza de radio:


            CLAREZA   (entendimento)            
  1. Não se entende                       
  2. as vezes
  3. Com dificuldade 
  4. Entende-se
  5. perfeito 

          INTENSIDADE (intensidade do som)
  1. Muito baixo
  2. Baixo
  3. Razoável
  4. Bom
  5. Excelente 

Quando o piloto falou 3/4 ele quis dizer que recebia o áudio do controlador com clareza 3 (com dificuldade) e Intensidade 4 (Bom).

Caso o piloto responde-se 5/5 seria então Clareza Perfeita e Intensidade perfeita.

Então caso o piloto ou controlador pergunte "como me recebe" devemos analisar o áudio dele e ver se entendemos com dificuldade ou se esta perfeito ou se esta incompreendível ai  escolhemos um numero da tabela digamos que o áudio esta cortando e esta difícil de entender, então o que melhor se encaixa é o numero 2(as vezes).
Agora vamos analisar a intensidade do áudio se o áudio estiver baixo devemos escolher o numero ou 2 da tabela , caso ele esteja bom é do numero 3 para cima , suponhamos que esteja chegando bem o áudio mas não tao auto então devemos escolher o numero 4 .

Agora podemos responder para o controlador = 2/4  


Atualização:Graças a contribuição do nosso amigo Lucas Ferrão,estamos atualizando a postagem.O método mostrado acima não é mais utilizado hoje em dia , atualmente somente devemos dizer devemos dizer clareza 1,2,3,4,5.

Espero ter ajudado e muito obrigado por visitar o Hangar Uno!  
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »